Encontrar o serviço de câmera de segurança ideal para o seu negócio não é uma tarefa fácil. São muitas as opções disponíveis no mercado. Mas os serviços de câmeras inteligentes chegam para tirar os sistemas tradicionais da zona de conforto. O sistema tradicional até então analógico, pesado e caro de ser mantido, precisará se reinventar. A tecnologia é o caminho quando vemos que cada vez mais as câmeras deixam de ser um recurso apenas de segurança e começam a desempenhar um papel estratégico no mundo dos negócios.

Estima-se que existam milhões de câmeras espalhadas pelo mundo, mas a maioria ainda não é usada em um sistema inteligente. Segundo relatório da IHS Markit, o número de câmeras usadas para vigilância será superior a 1 bilhão até o final de 2021, o que mostra que é um mercado em expansão e que quem usar a tecnologia a favor do serviço poderá liderar a tão desejada modernização da indústria.

Confira a seguir algumas dicas do que levar em conta na hora de pesquisar por serviços de câmeras de segurança. Entender as possibilidades é fundamental para uma escolha inteligente e saber como a tecnologia contribui para serviços de vigilância mais simples e inovadores, pode ser benéfico para o seu bolso.

Dê preferência às câmeras IP

Basicamente existem dois tipos de câmeras comumente utilizados em serviços de segurança: as câmeras digitais e as analógicas. Dentre os modelos digitais, as câmeras IP representam o que há de melhor em termos de tecnologia atualmente e por isso é tão importante considerá-las na hora de escolher o serviço para proteger o seu negócio.

As câmeras IP já têm uma placa de rede interna e por isso também são conhecidas como câmeras de rede. Com isso, é possível que elas se conectem à internet automaticamente, reduzindo os problemas de transmissão de imagem e sendo possível acompanhar cada detalhe do espaço monitorado. Esse tipo de câmera também é indicado para quem deseja um serviço de vigilância com melhores imagens, uma vez que são câmeras de alta resolução. Outro ponto importante é que câmeras instaladas em áreas externas precisam ser mais resistentes às condições climáticas.

Use a Inteligência Artificial como aliada

A tecnologia é constantemente aprimorada para simplificar processos e na área de segurança não poderia ser diferente. Os avanços permitiram que as câmeras capturem imagens em alta definição e assim facilitem o monitoramento dos negócios.

As câmeras inteligentes com capacidade de processamento podem identificar pessoas e também objetos. E assim, trazem uma grande oportunidade para elevar o nível de entrega dos serviços de segurança. Com a inteligência artificial é possível detectar movimentos fora do padrão, as anomalias, e com isso notificar o cliente sobre uma possível atividade suspeita.  

Dessa forma, a inteligência artificial permite que as empresas de vigilância ofereçam um serviço proativo, que tente prever ou evitar situações de risco para o negócio, sendo possível agir de forma rápida e eficiente. Com isso, o serviço de câmeras inteligentes têm cada vez mais se mostrado como um substituto dos velhos serviços de alarme, sendo bem mais completo e vantajoso para o cliente.

Opte pelo armazenamento de dados em nuvem (diga adeus ao NVR / DVR)

O armazenamento das imagens é primordial para qualquer sistema de vigilância. Com as câmeras inteligentes você não precisa mais se preocupar com espaço de armazenamento no HD, pois tudo que você precisa fica acessível e seguro na nuvem. As imagens podem ser acessadas na hora que você quiser e geralmente permitem acessos simultâneos.

Nos serviços de câmera de segurança tradicionais (mais antigos), as gravações geralmente são armazenadas em um dispositivo de gravação de vídeo chamado NVR (Network Video Recorder) ou DVR (Digital Video Recorder), que fica fisicamente conectado às câmeras. Esse HD normalmente fica exposto a diversos problemas, como furto, falta de espaço e falta de manutenção. Fora o tamanho do aparelho, que costuma ocupar bastante espaço no estabelecimento. Além do risco de perda das gravações, ainda existe uma dificuldade de acesso às imagens geradas. 

Os serviços de câmera mais inovadores já oferecem a substituição do NVR / DVR por um nanocomputador integrado em uma única placa, conhecido como Raspberry Pi (menor que um celular). Com o Raspberry Pi é possível transmitir as imagens de forma segura e criptografada para serem armazenadas na nuvem.

Com a facilidade do armazenamento em nuvem, as empresas conseguem dar acesso às imagens de forma fácil e segura, atendendo assim às necessidades de segurança do negócio.

Tenha atenção ao local de instalação da sua câmera de segurança

Para que a câmera de segurança funcione com toda sua eficácia, seu local de instalação deve ser bem estudado. Para isso é importante a realização de uma visita técnica antes do dia da implementação para levantar possíveis problemas e gerar uma planta do local. 

O posicionamento da câmera deve ser feito onde se tem a melhor visão do espaço a ser monitorado, maximizando a capacidade das câmeras na área instalada e sem deixar pontos cegos. Importante considerar também um local de fácil acesso para a passagem da fiação, além de uma internet de no mínimo 15MB no estabelecimento. E para agendar o melhor horário para a instalação importante considerar um momento com menos movimento no local.

Fique atento aos custos e valorize quem realmente oferece monitoramento 24 horas

Não importa o tamanho do seu negócio, é imprescindível que você separe uma verba para proteger seu estabelecimento. Mas é importante ter ciência que os serviços de vigilância tradicionais normalmente cobram taxas altas de adesão, instalação e manutenção. E isso pode realmente pesar no seu orçamento.

Uma dica é pesquisar empresas de vigilância que têm a tecnologia como core business, pois estas normalmente conseguem simplificar esses custos e ainda oferecem uma melhor experiência de uso, com um serviço mais simples e inovador para o seu negócio. Também é importante olhar para quem de fato oferece monitoramento 24 horas, pois isso é o que vai realmente fazer a diferença na proteção do seu estabelecimento.

Seguindo esses passos vai ficar mais fácil fazer uma boa escolha na hora de proteger o seu negócio. E nós da Gabriel queremos que a segurança se torne cada vez mais acessível ao maior número de pessoas. Saiba mais sobre o nosso serviço de câmera de vigilância aqui!

Esperamos que esse primeiro artigo tenha sido útil para você. 

Continue acompanhando nosso blog, pois publicaremos cada vez mais conteúdos por aqui. 

Até mais!

Avalie o artigo

Média dos votos 3.5 / 5. Total de votos: 950

Quer receber mais novidades do nosso blog? Assine a newsletter

Assine a newsletter