fbpx

Blog da Gabriel

Cidades Inteligentes: veja como a tecnologia melhora a segurança pública

Cidades Inteligentes são aquelas que utilizam a tecnologia para melhorar a segurança pública e a eficiência dos serviços urbanos, garantindo seu desenvolvimento econômico e sustentável. O objetivo é a qualidade de vida dos seus moradores.

Compartilhe essa postagem:


Em 2019, o Centro de Globalização e Estratégia do IESE Business School, da Universidade de Navarra, elaborou um índice analisando o estágio de desenvolvimento de 174 cidades, levando em conta critérios como capital humano, economia, meio ambiente e tecnologia.

Confira cidades que se destacam no mundo:

Londres (Inglaterra)

É conhecida por ter o maior número de universidades que estão entre as top 500 do mundo, assim como um índice altíssimo de teatros, museus e galerias de arte. A capital inglesa também possui uma plataforma de dados aberta ao público e está entre as 10 cidades com maior presença de câmeras de segurança, resultando em uma taxa de 13 câmeras a cada 1.000 habitantes.

Reykjavík (Islândia)

A cidade destaca-se pela taxa baixíssima de poluição do ar e pela produção de energia por fontes sustentáveis. A principal delas é a energia geotérmica, obtida a partir do calor do interior da terra. Reykjavík também é a capital da Islândia, um dos países mais seguros do mundo, com pouquíssimos registros de criminalidade.

Singapura

A ilha de Singapura, localizada no sudeste asiático, gira em torno da tecnologia. Construções e uma iluminação de tirar o fôlego dividem espaço com táxis que se dirigem sozinhos e hospitais que têm robôs como funcionários! Além disso, a velocidade de acesso à internet é altíssima, e quase toda a população possui telefones celulares.  Singapura também é a terceira cidade mais segura do mundo, segundo índice da revista The Economist, de 2021.

‍Nova York (EUA)‍

Na “cidade que nunca dorme”, a segurança pública deve estar sempre alerta. Para viabilizar o trabalho das forças policiais, são empregados diversos recursos tecnológicos. Sensores de tiro espalhados pela cidade permitem acionar as autoridades na iminência de algum disparo. Além disso, Nova York foi pioneira na implantação de um sistema computacional para monitorar o posicionamento dos policiais e os locais onde os crimes são cometidos. 

No Brasil

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) desenvolveu a norma ABNT NBR ISO 37122, que diz respeito aos Indicadores para Cidades Inteligentes. A primeira cidade no país a receber a certificação foi São José dos Campos, em março de 2022. 

Sobre a Gabriel‍

Fundada em 2020, a Gabriel é uma startup de tecnologia que atua para servir segurança para as pessoas em qualquer lugar. Batizada com nome de anjo da guarda, a empresa constrói e opera uma infraestrutura de câmeras que permite compreender as ruas, proteger vizinhanças inteiras e tornar o trabalho da polícia mais rápido e eficiente.

Compartilhe essa postagem:

Presenciou um crime dentro da Área de Proteção da Gabriel?


Ligue ou mande um WhatsApp para 0800 GAB-RIEL (0800 422-7435).

Nossa Central 24h está sempre disponível para te ajudar. 

Curtiu esse conteúdo? Veja também esses posts!

Seja um protegido da Gabriel.

Leve uma Central 24h no
bolso e ande com proteção
onde a Gabriel estiver.