
A segurança pública é um dever do Estado, mas também um direito e responsabilidade de todos os cidadãos. Quando sociedade civil, tecnologia e autoridades atuam juntas, é possível transformar a maneira como enfrentamos os desafios das cidades.
É exatamente nesse ponto que a Gabriel atua – promovendo uma rede colaborativa de inteligência urbana e oferecendo inteligência em tempo real para as autoridades.
Assista ao vídeo e entenda como funciona a tecnologia da Gabriel
Qual é o papel da Gabriel na segurança?
A Gabriel é a primeira e maior rede colaborativa de inteligência do Brasil. Desenvolvemos tecnologia 100% brasileira com a missão de tornar ruas, bairros e cidades lugares mais transparentes e inteligentes. Fazemos isso ao instalar nossos Camaleões, par de câmeras inteligentes, em imóveis privados, sempre voltados para espaços públicos.
Ao conectar uma câmera à outra, criamos o que chamamos de Área de Proteção, na qual somos capazes de ajudar tanto nossos clientes, como também a sociedade como um todo, uma vez que as imagens e dados captados pelos Camaleões são enviados para as autoridades públicas competentes mediante ofício, por meio de integrações formalizadas e gratuitas.
Dessa forma, servimos inteligência para que as autoridades possam compreender dinâmicas criminais e identificar veículos com restrições.

O que cabe às autoridades públicas?
As autoridades continuam sendo as responsáveis legais e constitucionais pela atuação direta na segurança pública. Cabe a elas conduzir investigações, abordagens, fiscalizações e executar ações operacionais.
A Gabriel, por sua vez, serve como uma fonte de apoio: entregamos dados brutos e imagens que se transformam em inteligência para que as autoridades competentes consigam aprimorar suas investigações e torná-las mais eficientes, direcionadas e estratégicas.
Responsabilidades bem definidas: tecnologia que respeita a lei
Na Gabriel, a proteção e privacidade são inegociáveis. Toda a coleta e uso das informações seguem rigorosamente a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Apenas compartilhamos informações com as autoridades mediante ofício, por meio da plataforma Gabriel Autoridades, ou por meio de parcerias institucionais formalizadas e transparentes, como acontece no caso do Programa 190 Integrado.

A segurança pública se fortalece quando cada parte cumpre seu papel com responsabilidade.
Também possuímos uma Política de Privacidade clara e objetiva, que informa quais dos seus dados utilizamos para garantir a sua proteção. Clique aqui e confira.
Juntos, vamos recuperar o direito às ruas para todos os brasileiros e brasileiras.
Quer contribuir para a segurança do seu bairro?
Clique no botão abaixo e inclua a sua vizinhança na nossa Área de Proteção.



