Você sabia que em alguns casos não é necessário ir até a delegacia para registrar um boletim?
Furto de celular, acidente de trânsito sem vítimas ou até mesmo a perda de um documento, são alguns exemplos de ocorrências que podem ser registradas online.
A Gabriel preparou um passo a passo para que você, do estado de São Paulo ou do Rio de Janeiro, possa registrar um BO online de forma simples. Veja como é fácil e seguro.
Se você for de São Paulo:
- Entre no site da Delegacia Eletrônica;
- Clique em “Comunicar Ocorrência”;
- Selecione o tipo de ocorrência dentro das opções presentes;
- Após a seleção do tipo de ocorrência, será feita uma triagem com perguntas específicas sobre o que aconteceu. Atenção: a partir desse ponto é necessário que você dê o máximo de informação para auxiliar a polícia na investigação.
Se você for do Rio de Janeiro:
- Entre no site – Ro-Online;
- Clique em “Comunicação de Ocorrência”;
- Responda a pergunta “Você mora no Brasil ou é turista estrangeiro?”;
- No próximo passo você deverá concordar com os requisitos da Delegacia Online para dar sequência ao seu registro;
- Selecione o tipo de ocorrência dentro das opções presentes;
- Por fim, responda a triagem com perguntas específicas sobre o crime e preencha, com o maior número de informações possíveis, os campos com os dados da ocorrência.
Ao final do processo, você receberá um protocolo. É muito importante que você guarde esse número, com ele você poderá acompanhar a sua ocorrência pelo site.
Em ambos os estados, o próprio site informa se a ocorrência pode ser feita de forma online ou se é necessário ir até uma delegacia.
Para que serve um B.O?
Para que o crime seja investigado, é muito importante que seja feito o Boletim de Ocorrência.
Para além de um registro formal, o Boletim de Ocorrência funciona como um índice de análise da policia. A partir dos dados registrados, como número de crimes e regiões com maiores índices, a polícia pode tomar decisões, de forma efetiva e inteligente, sobre a sua atuação em cada região.
O boletim também serve para ajudar a secretaria de segurança com processos de investigação e recuperação de bens. Para que um objeto roubado possa ser devolvido ao seu devido dono, é preciso que a pessoa tenha feito um B.O. registrando o furto.
Sua ocorrência aconteceu dentro da Área de Proteção da Gabriel?
Além do registro de Boletim de Ocorrência, que é essencial, você também pode contar com a nossa Central 24h.
A Gabriel tem um time de inteligência que analisa ocorrências e compartilha, quando necessário, informações com a Polícia.
Caso você tenha vivido ou presenciado um crime dentro da Área de Proteção da Gabriel, ligue ou mande um WhatsApp para 0800 GAB-RIEL (0800 422-7435).
Se preferir, você também pode relatar a sua ocorrência pelo nosso App. Basta se cadastrar e clicar em “Ocorrências”.