21/08/2023
Uma quadrilha, ao que tudo indica do Sul do país, tem aplicado o chamado “golpe do bilhete premiado”, uma tática enganosa que visa tirar proveito da boa fé das pessoas, em especial das mais vulneráveis, como os idosos.
A Gabriel preparou um guia para você aprender como esse golpe funciona e como se proteger. Confira as dicas e fique atento para não ser mais uma vítima dessa fraude.
Modus Operandi:
Os golpistas envolvidos nesse esquema operam de maneira calculada. De acordo com relatos de vítimas, o processo envolve várias etapas que visam convencer os alvos da autenticidade do golpe:
- A abordagem: Um dos membros da quadrilha se passa por analfabeto e aborda uma pessoa na rua, geralmente um idoso. Ele apresenta um bilhete falso, alegando que ganhou um prêmio de alto valor, mas não consegue ler o bilhete por conta própria.
- O cúmplice: Nesse ponto, um segundo integrante da quadrilha, se aproxima fingindo ser um transeunte com boas intenções. Ele se oferece para ajudar o suposto analfabeto, alegando que pode ler e compreender o bilhete.
- A falsa confirmação: O cúmplice finge ligar para o banco e recebe informações falsas que supostamente confirmam a autenticidade do bilhete premiado. Tudo isso é feito para dar credibilidade ao golpe e manipular a vítima.
- A promessa do prêmio: O suposto analfabeto, após a falsa confirmação, afirma que não tem interesse em ficar com todo o dinheiro do prêmio e que deseja apenas uma parte. Os golpistas convencem a vítima a comprar o bilhete “premiado”.
Em troca do pagamento, os golpistas prometem à vítima que ela poderá retirar o prêmio no banco, deixando o idoso ansioso por sua suposta recompensa.
Como se Proteger:
É importante estar alerta e tomar medidas preventivas para evitar ser vítima desse tipo de golpe. Aqui estão algumas dicas essenciais:
- Desconfie de estranhos que oferecem ganhos financeiros fáceis ou prêmios inesperados;
- Nunca compartilhe informações financeiras, pessoais ou senhas com estranhos;
- Se alguém abordar você com um pedido de confirmação bancária, entre em contato direto com sua instituição financeira usando os contatos oficiais e não os fornecidos pela pessoa suspeita;
- Não tome decisões precipitadas, especialmente quando se trata de transferir dinheiro para desconhecidos;
- Se você se deparar com uma situação suspeita, consulte uma pessoa de confiança, como um amigo ou membro da família, antes de tomar qualquer ação;
- Se você acredita ter sido abordado por golpistas ou testemunhou algo suspeito, denuncie imediatamente às autoridades locais.
Curtiu as dicas? Compartilhe esse post com os seus amigos e familiares. Quanto mais informação, mais segurança.
Juntos, levaremos segurança e proteção para todos!