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Golpe do cartão de crédito: veja os principais e como se proteger

Proteja-se contra o golpe do cartão de crédito! Saiba como evitar fraudes e conheça seus direitos como consumidor. Leia mais no blog da Gabriel!

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05/04/2024

O Golpe do Cartão de Crédito é um crime que atinge muitos consumidores nos dias atuais. 

Há anos golpistas têm desenvolvido uma variedade de métodos para obter informações sensíveis e cometer fraudes financeiras. E é claro que um dos meios de pagamento mais utilizados do mundo não ficaria de fora do radar dos criminosos. 

No post de hoje, vamos entender o que é o Golpe do cartão de crédito, quais os tipos de abordagem mais comuns e aprender como nos protegermos contra eles.

Boa leitura! (:

O que você vai ver neste post?

O que é o golpe do cartão de crédito?

Principais tipos de golpes de cartão de crédito

Como evitar cair no golpe do cartão de crédito

Direitos do Consumidor contra golpes no cartão de crédito

Cuide dos seus dados!

O que é o golpe do cartão de crédito?

Tão simples quanto parece, o golpe do cartão de crédito acontece quando um criminoso tenta utilizar o seu cartão (pode ser de crédito ou de débito) se passando por você.

Uma pesquisa realizada por uma empresa de cibersegurança mostra que 2 em cada 10 brasileiros já tiveram o seu cartão usado sem autorização. A mesma pesquisa mostra que os brasileiros são o público latino-americano que menos se preocupa em fornecer os dados do cartão para sites e aplicativos.

Essa ausência de preocupação é uma grande porta de entrada para a ação de criminosos, principalmente quando levamos em consideração que o Brasil é o segundo país do mundo que mais sofre ataques cibernéticos.

Com tudo isso, já deu para notar a importância de ter bastante cuidado com os seus dados, certo?

Agora, como funcionam estes golpes? Existe apenas um tipo ou são vários? É isso que você vai descobrir a partir de agora!

Principais tipos de golpes de cartão de crédito

1. Phishing

Phishing é a tática usada para fazer com que você forneça informações pessoais aos criminosos acreditando estar fornecendo os dados para um site legítimo.

Para isso, são usados e-mails, mensagens de texto ou telefonemas falsos com o objetivo de enganar os usuários e obter suas informações, como números de cartão de crédito e senhas, de forma consentida.

2. Clonagem de cartão

Os golpistas copiam os dados de um cartão de crédito para realizar transações ou saques sem a autorização do titular.

Os dados podem ser copiados de diferentes formas: compras online em links falsos, no preenchimento de cadastro de sites duvidosos, caixas eletrônicos ao sacar dinheiro, compras em lojas físicas ou em pagamentos de estabelecimentos diversos.

Engana-se quem acredita que o método de aproximação é o vilão nessa história! Embora não seja impossível ler e clonar dados por aproximação, existem diversos casos de máquinas de cartão que tem seus sistemas internos fraudados e trocados por leitores de dados.

Se a função de pagamento por aproximação do seu cartão estiver habilitada, suas maiores preocupações serão prestar atenção nos valores cobrados nos estabelecimentos, nunca dar o cartão para que outra pessoa passe por você sem conferir o valor (principalmente em locais com aglomeração, onde você terá muita exposição) e evitar manter limites de crédito muito altos.

A Gabriel costuma ajudar a polícia na solução deste tipo de crime, visto que comumente os suspeitos são ambulantes que circulam pelas ruas com máquinas fraudadas.

Se por acaso você for vítima ou desconfiar de alguém que esteja aplicando o golpe dentro da nossa Área de Proteção*, fale com a nossa Central 24h através de um dos nosso Canais de Atendimento:

*Você pode conferir toda a Área de Proteção da Gabriel pelo nosso Aplicativo.

3. Fraudes online

Por meio de sites falsos ou anúncios enganosos, os golpistas induzem as vítimas a fornecerem informações do cartão de crédito para compras fictícias ou serviços inexistentes.

Nestes casos, geralmente são copiados: nome completo, número do cartão, data de validade e o código de segurança.

Como evitar cair no golpe do cartão de crédito

Sabemos que mesmo tomando cuidado, qualquer pessoa pode ser vítima deste crime. Por isso trouxemos algumas dicas de como evitar ser vítima deste tipo de golpe:

  • Seja uma pessoa informada: atente-se às últimas notícias sobre golpes de cartão de crédito e compartilhe essas informações com amigos e familiares; 
  • Desconfie de ofertas “boas demais para serem de verdade”: verifique a reputação da empresa antes de fazer uma compra e desconfie de promoções muito vantajosas; 
  • Proteja seus dados pessoais: nunca forneça informações pessoais ou financeiras por e-mail, telefone ou por mensagens de texto;
  • Utilize soluções de pagamento seguras: opte por serviços de pagamento seguros, como carteiras digitais ou cartões virtuais.

Caí no golpe do cartão de crédito. O que fazer?

Mesmo com todo o cuidado, infelizmente, pode acontecer. Neste caso, aqui vão as principais ações que você deve tomar:

  • Entre em contato com o seu banco: assim que perceber que foi vítima de um golpe, entre em contato imediatamente com o seu banco ou com o emissor do cartão para relatar o ocorrido e tomar as medidas necessárias;
  • Faça um B.O.: não esqueça de fazer um boletim de ocorrência (B.O. online) para registrar o roubo dos dados ou do cartão;
  • Faça a contestação das transações realizadas: conteste as transações fraudulentas junto ao seu banco ou emissor do cartão e solicite o cancelamento e o estorno dos valores indevidamente debitados;
  • Sempre monitore suas contas: mantenha um monitoramento constante das suas contas bancárias e de cartão de crédito para identificar qualquer atividade suspeita.

Direitos do Consumidor contra golpes no cartão de crédito

Se o crime existe, o Direito do Consumidor está aí para ajudar! Os consumidores têm direitos que podem ajudá-lo a se proteger contra fraudes de cartão de crédito:

  • Contestar transações fraudulentas: É de direito do consumidor pedir o cancelamento das compras feitas em seu nome indevidamente;
  • Responsabilidade limitada: em muitos casos, os consumidores não são responsáveis por transações fraudulentas em seus cartões de crédito. Declare ao seu banco todos os valores de compras que você não reconhece e peça a suspensão imediata da cobrança;
  • Proteção contra fraude: muitos emissores de cartões de crédito oferecem proteção contra fraudes para ajudar os consumidores a recuperar seu dinheiro em caso de fraude.

Cuide dos seus dados!

A segurança financeira é uma preocupação fundamental para todos os usuários de cartões. Ao compreender os diferentes tipos de golpes e adotar medidas de segurança proativas, é possível reduzir significativamente o risco de se tornar uma vítima.

Esteja sempre atento, proteja seus dados pessoais e saiba quais são seus direitos como consumidor.

Inclusive, falando em segurança, que tal aprender mais sobre o que fazer caso seja vítima de roubo ou furto de celular? 

Até o próximo post (:

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