09/10/2023
Os números não mentem: de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil teve quase 1 milhão de aparelhos furtados ou roubados no passado (2022). Um crescimento de quase 17% em relação a 2021. O estado de São Paulo representa 35% do país inteiro!
Atualmente, o celular dificilmente é usado apenas para fazer e receber ligações. Eles se tornaram quase que uma extensão de quem nós somos, por isso, precisamos estar preparados! No post de hoje vamos entender como proteger o celular em caso de roubo.
Leia este post até o final e saiba o que é feito com os aparelhos roubados e como se proteger em caso de furto e roubo.
O que você vai ver neste post?
O celular nos dias atuais
O que é feito com aparelhos de celular roubados?
Como se proteger em caso de roubo e furto?
O celular nos dias atuais
Quantas vezes você já desbloqueou a tela do seu celular hoje?
Por acaso, você já saiu de casa sem o celular e quando se deu conta que estava sem ele, parecia que um pedaço de você estava perdido? Já imaginou ficar horas ou até dias sem o seu celular? Como ficaria a sua rotina? Quantos telefones de pessoas próximas você tem gravado na cabeça? Como você iria acessar aquele seu banco digital sem celular?
Complicado não é verdade?
Um levantamento realizado pelo portal EletronicsHub, aponta que o Brasil é o segundo país do mundo onde as pessoas mais passam tempo em frente ao celular. São cerca de nove horas diárias com o celular na mão! Muita coisa, não é verdade?
Essa dependência dos aparelhos móveis, faz com que estejamos com ele em mãos o tempo todo: em casa, no carro, na rua, no metrô, no ônibus… Sempre com o celular na mão, seja para lazer, seja para trabalho.
Acontece que sabendo dessa dependência, os criminosos têm investido, cada vez mais, em formas de furtar e roubar os aparelhos.
Nestes casos, como podemos proteger as informações contidas no aparelho ou ao menos, garantir que ele não tenha utilidade para os criminosos? Vamos entender passo a passo o que é feito para então, entender o que fazer para nos protegermos.
O que é feito com aparelhos de celular roubados?
Existem diversos motivos para um criminoso roubar um aparelho, os mais comuns são: revender ou aplicar golpes por meio do acesso a informações pessoais contidas no aparelho.
Uma vez que o indivíduo pega o seu aparelho, ele vai dar um jeito de garantir que o aparelho não seja bloqueado e manter a tela ativa para substituir o chip e solicitar códigos de segurança por SMS para trocar as senhas dos seus aplicativos.
Os assaltantes demoram cerca de 5 minutos para fazer tudo. Então, mesmo que depois desse tempo você consiga bloquear tudo, eles conseguem receber os códigos em outro aparelho.
Após acessar o celular e trocar as senhas, eles conseguem acessar o WhatsApp e entram em contato com amigos e familiares para aplicar golpes, criam contas em bancos, fazem transações financeiras, desmontam o aparelho e vendem as peças.
Como se proteger de roubo e furto?
Falando em proteção, todo cuidado é pouco!
Então vamos reforçar algumas ações que podemos tomar para evitarmos um assalto:
Roubaram meu celular, o que fazer?
Se mesmo com todos os cuidados, você passar pela situação desagradável de perder o celular, aqui vai um checklist do que você deve fazer para se proteger:
Uma dica extra, mas muito valiosa e importante, é que você preste atenção aos seus aplicativos de banco, principalmente os digitais. Como já mencionamos, os bancos tradicionais podem ser acionados por telefone, mas os digitais não!
O Nubank por exemplo, tem uma página específica que você deve acessar de um navegador em caso de roubo. Nela, você precisa colocar o seu CPF e a senha do aplicativo para bloquear a sua conta.
Então é interessante que por prevenção, você pesquise as formas de comunicar seu banco digital sobre roubo, para que caso venha a acontecer, você já saiba qual atitude tomar.
Sabemos que a segurança das nossas cidades tem sido tema de diversas discussões, mas também sabemos que algumas atitudes têm sido tomadas com relação a isso. Seja por parte das autoridades, seja por parte de comércios e condomínios.
Uma das formas de oferecer mais segurança para as nossas ruas e bairros, é por meio da construção de Áreas de Proteções com câmeras inteligentes e interconectadas. Agora, você já deve ter se perguntado se o uso de câmeras são de fato efetivas, certo?
Nós falamos exatamente sobre este tema no último post aqui do nosso blog! Não deixe de conferir: Câmeras de segurança: redução da criminalidade em áreas urbanas.
Até o próximo post (: