fbpx

Blog da Gabriel

Medidas essenciais: como proteger o celular em caso de roubo

Você já foi roubado? Sabe como proteger seus dados pessoais em caso de roubo? Clique aqui e confira as principais dicas para a sua proteção!

Compartilhe essa postagem:

09/10/2023

Os números não mentem: de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil teve quase 1 milhão de aparelhos furtados ou roubados no passado (2022). Um crescimento de quase 17% em relação a 2021. O estado de São Paulo representa 35% do país inteiro! 

Atualmente, o celular dificilmente é usado apenas para fazer e receber ligações. Eles se tornaram quase que uma extensão de quem nós somos, por isso, precisamos estar preparados! No post de hoje vamos entender como proteger o celular em caso de roubo.

Leia este post até o final e saiba o que é feito com os aparelhos roubados e como se proteger em caso de furto e roubo. 

O que você vai ver neste post? 

O celular nos dias atuais

O que é feito com aparelhos de celular roubados?

Como se proteger em caso de roubo e furto?

O celular nos dias atuais 

Quantas vezes você já desbloqueou a tela do seu celular hoje? 

Por acaso, você já saiu de casa sem o celular e quando se deu conta que estava sem ele, parecia que um pedaço de você estava perdido? Já imaginou ficar horas ou até dias sem o seu celular? Como ficaria a sua rotina? Quantos telefones de pessoas próximas você tem gravado na cabeça? Como você iria acessar aquele seu banco digital sem celular? 

Complicado não é verdade? 

Um levantamento realizado pelo portal EletronicsHub, aponta que o Brasil é o segundo país do mundo onde as pessoas mais passam tempo em frente ao celular. São cerca de nove horas diárias com o celular na mão! Muita coisa, não é verdade? 

Essa dependência dos aparelhos móveis, faz com que estejamos com ele em mãos o tempo todo: em casa, no carro, na rua, no metrô, no ônibus… Sempre com o celular na mão, seja para lazer, seja para trabalho. 

Acontece que sabendo dessa dependência, os criminosos têm investido, cada vez mais, em formas de furtar e roubar os aparelhos.

Nestes casos, como podemos proteger as informações contidas no aparelho ou ao menos, garantir que ele não tenha utilidade para os criminosos? Vamos entender passo a passo o que é feito para então, entender o que fazer para nos protegermos. 

O que é feito com aparelhos de celular roubados?

Existem diversos motivos para um criminoso roubar um aparelho, os mais comuns são: revender ou aplicar golpes por meio do acesso a informações pessoais contidas no aparelho.

Uma vez que o indivíduo pega o seu aparelho, ele vai dar um jeito de garantir que o aparelho não seja bloqueado e manter a tela ativa para substituir o chip e solicitar códigos de segurança por SMS para trocar as senhas dos seus aplicativos. 

Os assaltantes demoram cerca de 5 minutos para fazer tudo. Então, mesmo que depois desse tempo você consiga bloquear tudo, eles conseguem receber os códigos em outro aparelho. 

Após acessar o celular e trocar as senhas, eles conseguem acessar o WhatsApp e entram em contato com amigos e familiares para aplicar golpes, criam contas em bancos, fazem transações financeiras, desmontam o aparelho e vendem as peças. 

Como se proteger de roubo e furto?

Falando em proteção, todo cuidado é pouco!

Então vamos reforçar algumas ações que podemos tomar para evitarmos um assalto: 


Roubaram meu celular, o que fazer?

Se mesmo com todos os cuidados, você passar pela situação desagradável de perder o celular, aqui vai um checklist do que você deve fazer para se proteger:

Uma dica extra, mas muito valiosa e importante, é que você preste atenção aos seus aplicativos de banco, principalmente os digitais. Como já mencionamos, os bancos tradicionais podem ser acionados por telefone, mas os digitais não! 

O Nubank por exemplo, tem uma página específica que você deve acessar de um navegador em caso de roubo. Nela, você precisa colocar o seu CPF e a senha do aplicativo para bloquear a sua conta. 

Então é interessante que por prevenção, você pesquise as formas de comunicar seu banco digital sobre roubo, para que caso venha a acontecer, você já saiba qual atitude tomar. 

Sabemos que a segurança das nossas cidades  tem sido tema de diversas discussões, mas também sabemos que algumas atitudes têm sido tomadas com relação a isso. Seja por parte das autoridades, seja por parte de comércios e condomínios. 

Uma das formas de oferecer mais segurança para as nossas ruas e bairros, é por meio da construção de Áreas de Proteções com câmeras inteligentes e interconectadas. Agora, você já deve ter se perguntado se o uso de câmeras são de fato efetivas, certo? 

Nós falamos exatamente sobre este tema no último post aqui do nosso blog! Não deixe de conferir: Câmeras de segurança: redução da criminalidade em áreas urbanas.

Até o próximo post (:

Compartilhe essa postagem:

Presenciou um crime dentro da Área de Proteção da Gabriel?


Ligue ou mande um WhatsApp para 0800 GAB-RIEL (0800 422-7435).

Nossa Central 24h está sempre disponível para te ajudar. 

Curtiu esse conteúdo? Veja também esses posts!

Seja um protegido da Gabriel.

Leve uma Central 24h no
bolso e ande com proteção
onde a Gabriel estiver.