fbpx

Blog da Gabriel

O que é Segurança Colaborativa? 

O que é Segurança Colaborativa? Como funciona e por que a Gabriel tem tudo a ver com ela? Leia a matéria e entenda!

Compartilhe essa postagem:

19/09/2023

Você já ouviu falar em segurança colaborativa? Nos últimos anos o mercado tem passado por diversas transformações e o acesso à internet, associado aos dispositivos móveis, tornou a colaboratividade parte deste processo de mudança.

O uso das novas tecnologias nas mais diversas áreas, é uma prova viva da colaboratividade entre as áreas e quando pensamos em segurança, não é diferente. 

No blog de hoje vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre segurança colaborativa: o que é, como funciona, qual é a necessidade e os impactos para a sociedade. 

O que você vai ver neste artigo?

  • O que é segurança colaborativa?
  • Por que a segurança colaborativa é importante?
  • Como funciona a segurança colaborativa?

O que é segurança colaborativa?

Segurança colaborativa, nada mais é do que o conjunto de ações que indivíduos realizam de forma colaborativa visando medidas que tragam benefícios para a segurança e proteção das áreas em comum entre as partes. A união de indivíduos em prol da segurança, ajuda a garantir a integridade física e patrimonial dos locais. 

O maior benefício da segurança colaborativa é o fortalecimento da segurança local. Com a tecnologia adequada, como no nosso serviço Segurança em Qualquer Lugar, também é possível monitorar padrões para entender a dinâmica presente nas ruas onde o nosso Camaleão está presente e gerar inteligência para auxiliar o trabalho das autoridades. 

Por que a segurança colaborativa é importante?

Não é segredo que quando falamos em segurança pública, os números têm sido cada vez mais alarmantes. 

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública (última atualização em julho de 2023), embora o número de mortes violentas intencionais tenha reduzido 2,4% em relação a 2021, outros números geram preocupação:

Além dos números mencionados, também temos assaltos, sequestros, “bate-carteiras”, invasões por falhas em sistemas de segurança e diversos outros crimes. Estes índices cada vez mais altos impactam a vida das pessoas e patrimônios (públicos e privados).

Por meio da segurança colaborativa, é possível construir Áreas de Proteção formadas por câmeras inteligentes e interconectadas. Assim, é possível proteger mais ruas, bairros e cidades inteiras. Juntos, a mobilização em prol da segurança local se torna mais efetiva e estratégica. 

Como funciona a segurança colaborativa?

A primeira coisa quando falamos em segurança pública e colaborativa, é a conscientização. 

Não se trata apenas de contratar tecnologia em segurança ou se questionar como melhorar a segurança pública no Brasil (ainda que comece no seu bairro ou cidade). 

As partes envolvidas precisam ter consciência que embora as prefeituras tenham programas voltados à segurança e monitoramento, infelizmente, não é suficiente. Como cidadãos em busca de segurança para ir e vir, é necessário unir esforços e fazer a nossa parte. 

Uma vez que existe conscientização, é hora de usar a tecnologia! As novas tecnologias em segurança, como o nosso Camaleão, tem por objetivo servir segurança em qualquer lugar, tornando ruas, bairros e cidades mais inteligentes e seguras. 

A ideia da colaboratividade, está em, não somente proteger a sua casa, mas também em ajudar a construir a Área de Proteção da sua região. 

Para isso, a ideia é que cada local possua câmeras de segurança e outras inteligências de forma compartilhada. Quando você contrata o Segurança em Qualquer Lugar, por exemplo, você não está somente protegendo a sua casa. Está recebendo a proteção de toda a rede da Gabriel e ainda ajudando a construir a Área de Proteção da sua região.

Quanto mais pessoas envolvidas, mais câmeras & inteligência e consequentemente, mais segurança.

Qual é o impacto da segurança colaborativa na sociedade?

Como já mencionamos no decorrer deste artigo, a segurança colaborativa pode ser definida como um conjunto de ações voltadas para ações de segurança nas vias públicas e em alguns casos, particulares também. 

Além de tudo o que já falamos, também precisamos considerar o crescimento exponencial do número de pessoas migrando principalmente para centros urbanos. Nesses casos, nós como cidadãos, temos o dever de auxiliar a gestão local a tomar melhores decisões. 

Dada a efetividade da segurança colaborativa, podemos dizer que ela já não é mais uma tendência, e sim, uma realidade. Quando nos sentimos seguros, nos envolvemos e engajamos cada vez mais nas atividades locais, como: feiras, comércio local e parques. Este envolvimento por sua vez, movimenta cada vez mais a economia local.

Como começar a segurança colaborativa?

Uma vez que todas as partes estão conscientes sobre a importância do tema, é hora de traçar as estratégias corretas e escolher a melhor tecnologia para ajudar nessa missão. 

Verifique o perímetro da área, entre em contato com os responsáveis para explicar o projeto e se possível, ter acesso às câmeras de segurança. Este primeiro passo, garante que caso você necessite contratar novos serviços de tecnologia em segurança, você consiga atuar nas áreas de maior vulnerabilidade. 

Feito isso, busque por empresas como a Gabriel, que possam te ajudar na missão de oferecer mais segurança.

Aqui na Gabriel o nosso foco é servir segurança em qualquer lugar para você viver sem medo! 

Nossos Camaleões são muito mais do que câmeras de segurança, eles são capazes de entender a dinâmica das ruas e gerar inteligência para as autoridades. Com foco para as ruas, nossas câmeras inteligentes são conectadas à nossa Central 24h e se adaptam facilmente ao ambiente urbano, além de possuir excelente qualidade de imagem.

A inteligência do Camaleão, permite a compreensão da dinâmica completa de uma ocorrência, mesmo se a ação envolver várias ruas, veículos ou autores. Assim, conseguimos oferecer segurança em qualquer lugar para todos os nossos protegidos! 

Quer saber mais? Acesse nosso site e conheça a nossa tecnologia! 

Compartilhe essa postagem:

Presenciou um crime dentro da Área de Proteção da Gabriel?


Ligue ou mande um WhatsApp para 0800 GAB-RIEL (0800 422-7435).

Nossa Central 24h está sempre disponível para te ajudar. 

Curtiu esse conteúdo? Veja também esses posts!

Seja um protegido da Gabriel.

Leve uma Central 24h no
bolso e ande com proteção
onde a Gabriel estiver.