22/01/2024
No dia 15/01, o galerista americano Brent Sikkema, de 75 anos, foi encontrado morto em sua casa, na Zona Sul do Rio de Janeiro, com ferimentos de arma branca. A notícia ganhou destaque na imprensa nacional e internacional. Os dias seguintes foram dedicados à investigação sobre o que aconteceu com o americano. As imagens captadas pela Gabriel ajudaram a elucidar o caso que levou à prisão do suspeito de ter cometido o crime.
Entenda o caso ‘Brent Sikkema’
A pedido das forças policiais, o Time de Inteligência da Gabriel levantou as imagens dos Camaleões da região onde morava o galerista americano e conseguiu informações valiosas sobre o que aconteceu antes e depois do crime.
As imagens mostram que a morte foi premeditada, uma vez que o suspeito foi visto circulando pela região da casa de Sikkema 14 horas antes do fato.
A Gabriel também conseguiu imagens dos momentos exatos em que o suspeito entrou e saiu da casa do galerista. Essas imagens foram prontamente compartilhadas com a polícia. Os desdobramentos do caso também repercutiram na mídia.
Alguns dos telejornais e programas que publicaram reportagens sobre o caso com imagens da Gabriel foram: Fantástico, Jornal Nacional, Jornal da Globo, RJ 2 (TV Globo), Balanço Geral, Fala Brasil (TV Record), Jornal da Noite (Band), Daily Mail e Artnet News (jornais internacionais), CNN, O Globo, dentre outros.
Finalmente, o suspeito da morte do galerista foi identificado e preso em Uberaba (MG) no dia 18/01 – apenas três dias depois de o corpo ser encontrado.
Assista ao vídeo para entender mais:
Nas imagens captadas pelos nossos Camaleões, é possível ver um carro do modelo Fiat Palio rondando a região onde morava Brent Sikkema no dia anterior à sua morte. Ele é flagrado entrando na Área de Proteção da Gabriel por volta das 14h40.
As imagens mostram que o suspeito estacionou o carro e passou horas parado na mesma região. Às vezes, mudava de lugar para estacionar novamente. Um pouco mais tarde, os Camaleões da Gabriel registraram Sikkema voltando para sua casa.
O vídeo mostra que o carro suspeito ficou estacionado em frente à casa do galerista por mais horas até que, na madrugada do dia 14/01, o suspeito saiu do veículo e invadiu a casa de Sikkema.
Poucos minutos depois, o homem é flagrado pelos nossos Camaleões saindo da casa enquanto retirava luvas das mãos. Após a prisão do suspeito no dia 18/01, a Polícia Civil do Rio de Janeiro está investigando a motivação do crime.
Quem foi Brent Sikkema
Brent Fay Sikkema era sócio de uma galeria de arte renomada no bairro de Chelsea, em Nova York, chamada Sikkema Jenkins & Co.
O americano era conhecido por seus vizinhos por ser uma pessoa gentil e discreta. Segundo amigos próximos, Sikkema não falava português, mas amava o Brasil e o Rio de Janeiro, que visitava várias vezes ao ano.
Quer contribuir para a segurança do seu bairro?
Contrate a Gabriel, torne-se um protegido e inclua a sua vizinhança na nossa Área de Proteção. Conheça mais sobre os nossos serviços clicando aqui.
E, lembre-se: sempre que precisar, você pode acionar a Central 24h pelo App, WhatsApp ou pelo 0800 GAB-RIEL (0800 422-7435).