02/07/2024
A Gabriel, que foi pioneira em criar a primeira rede de inteligência urbana do país, inovou mais uma vez. No dia 11 de junho, lançamos o Camaleão 2, capaz de identificar veículos roubados ou envolvidos em crimes circulando pela nossa Área de Proteção e enviar alertas em tempo real para a polícia sempre que um desses veículos é visto pelas ruas. Com o Camaleão 2, a Gabriel passa a trabalhar proativamente na prevenção de crimes.
Tudo isso acontece de forma 100% automatizada. Graças à Leitura de Placas de Veículos (LPR) embarcada nas nossas câmeras, já é possível colaborar com dados sobre dias, horários e locais onde determinado veículo foi visto dentro da nossa Área de Proteção.
Assista ao vídeo para entender mais:
Como o Camaleão 2 funciona?
Cada Camaleão 2 é capaz de ler e entender placas de veículos, monitorando as ruas 24h por dia. Os Camaleões 2 enviam alertas às autoridades sempre que veem carros e motos com algum tipo de restrição circulando pela Área de Proteção da Gabriel.
Através da “Lista de Alertas“, a Gabriel consegue catalogar as placas de veículos envolvidos em crimes analisados pelo nosso Time de Inteligência. Nessa lista, também serão catalogadas as placas de veículos que foram roubados ou furtados de clientes da Gabriel.
Com a construção desse banco de dados próprio, contendo as placas de veículos envolvidos em crimes e de veículos roubados dos nossos protegidos, o nosso Time de Inteligência poderá consultar informações como datas e horários em que foram vistos circulando na Área de Proteção. E, dessa forma, ajudar os nossos protegidos e colaborar com as autoridades em investigações.
Por exemplo: caso um carro ou uma moto que tenha sido utilizada em um assalto circule pela Área de Proteção da Gabriel, nosso Time de Inteligência será capaz de colaborar com a polícia fornecendo imagens e informações sobre o trajeto feito pelo veículo (sempre, claro, que a Gabriel for solicitada pela polícia).
Teve seu carro roubado? Acione a Gabriel
Quem é protegido da Gabriel também pode pedir nossa ajuda caso o próprio veículo seja roubado ou furtado. Basta registrar a placa do carro e enviar o Boletim de Ocorrência pelo nosso Aplicativo.
Nossa Central 24h irá avisar o protegido e alertar as autoridades policiais caso a placa seja vista circulando dentro da nossa Área de Proteção em todas as cidades em que a Gabriel está presente (São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói).
Inteligência artificial e humana na prevenção de crimes
Com a combinação da inteligência artificial do Camaleão 2 e da inteligência humana da nossa Central 24h, passamos a trabalhar de forma proativa na prevenção de crimes.
Ao rastrear carros furtados ou roubados nas ruas e alertar as forças policiais, servimos inteligência à polícia em tempo real.
- Com a Busca por Placas, entendemos o trajeto que um veículo fez dentro da nossa Área de Proteção. Com isso, conseguimos compartilhar informações sobre a dinâmica completa da ocorrência.
- Com a Busca por Local, conseguimos filtrar os dados de todos os veículos detectados que passaram pela sua vizinhança em questão de segundos.
- Com a Busca por Padrões, somos capazes de entender se algum veículo esteve presente em mais de um assalto ou invasão de casa, por exemplo, com base na análise de diferentes relatos.
6 milhões de placas identificadas
Antes do lançamento oficial do Camaleão 2, no dia 11 de junho, nosso time de engenheiros testou a leitura de placas do novo Camaleão 2 no Rio de Janeiro e em São Paulo – e os resultados não poderiam ter sido melhores! Mais de 6 MILHÕES de placas de carros já foram lidas pelos Camaleões 2 em apenas um mês de teste.
No Rio de Janeiro, as placas reconhecidas pelos nossos Camaleões 2 são comparadas com as informações do Centro Integrado de Comando e Controle – CICC, da Secretaria de Estado de Polícia Militar. A integração com CICC foi possível graças à adesão da Gabriel no Programa 190 Integrado (saiba mais aqui).
O sistema da Gabriel “pergunta” à plataforma do CICC, de forma automatizada e em tempo real, se uma placa lida por um de nossos Camaleões apresenta algum tipo de restrição junto à polícia.
Caso o CICC “responda” que há, sim, alguma restrição, compartilhamos com as autoridades a localização de onde o veículo foi visto dentro da nossa Área de Proteção. E enviamos, ainda, uma imagem captada pelos Camaleões desse mesmo veículo.
É assim que unimos proatividade, tecnologia e transparência em prol da sua segurança.
Juntos, vamos recuperar o direito de todos andarem pelas ruas sem medo.
Camaleão 2. Vê por você.
Quer contribuir para a segurança do seu bairro?
Contrate a Gabriel, torne-se um protegido e inclua a sua vizinhança na nossa Área de Proteção. Conheça mais sobre os nossos serviços clicando aqui.
E, lembre-se: sempre que precisar, você pode acionar a Central 24h pelo App, WhatsApp ou pelo 0800 GAB-RIEL (0800 422-7435).