fbpx

Blog da Gabriel

5 dicas de segurança que vão te ajudar contra golpes

Confira 5 dicas de segurança que você pode utilizar para proteger dados e informações pessoais da ação de infratores.

Compartilhe essa postagem:

27/10/2023

Os golpes estão cada vez mais recorrentes no Brasil e um dos motivos para que isso aconteça é a ampliação das atividades por meios digitais. Por isso, nós da Gabriel resolvemos compartilhar dicas de segurança com você, para lhe ajudar a evitar golpes.

As compras online e o aumento da utilização de tecnologias fazem com que dados e informações pessoais estejam cada vez mais expostas nas plataformas digitais, permitindo que golpistas pratiquem infrações – em alguns casos, irreversíveis.

Isso, inclusive, fez com que o Brasil se tornasse o 2º colocado no ranking de ataques cibernéticos da América Latina e Caribe. Significa que foram cerca de 103,1 bilhões de tentativas de ataques (16% a mais do registrado em 2021) praticadas no Brasil.

Ou seja: é extremamente importante saber como se prevenir desse tipo de ataque! 

No artigo de hoje, você vai entender quais são os principais golpes praticados no Brasil e descobrir 5 dicas essenciais para evitá-los com medidas práticas e simples. Confira agora!

O que você vai ver nesse post?

Golpes mais frequentes no Brasil
5 dicas de segurança para evitar golpes

  1. Desconfie de facilidades
  2. Não compartilhe informações com desconhecidos
  3. Confira todos os dados antes de efetuar uma transação financeira
  4. Opte por segurança adicional
  5. Confirme a veracidade de quem entrou em contato

Boa leitura!

Golpes mais frequentes no Brasil

O problema de segurança no Brasil deve ser combatido de forma consciente por todos nós, membros da sociedade civil. Agir de forma preventiva, reduzindo a capacidade de atuação dos infratores, é efetivo e gera excelentes resultados.

Atuando com pequenas ações junto à segurança pública, há uma melhora na segurança de toda a comunidade. Por isso, é muito importante buscar informações e maneiras de se proteger e evitar situações de risco.

A frequência de novos golpes no Brasil se amplia à medida que os golpistas desenvolvem novas táticas e se adaptam às situações. No geral, os principais golpes aplicados no Brasil são os seguintes:

Phishing: que envolve o envio de e-mails ou mensagens de texto falsos que parecem ser de instituições financeiras, empresas ou órgãos governamentais legítimos, com o objetivo de obter informações pessoais, como senhas e números de cartão de crédito.

Telefone: Os golpistas ligam para as vítimas se passando por representantes de empresas de telecomunicações, instituições financeiras ou até mesmo parentes falsos em apuros, solicitando informações pessoais ou dinheiro.

WhatsApp: Os criminosos podem se passar por amigos ou familiares em conversas de WhatsApp e pedir dinheiro emprestado, geralmente alegando estar em uma situação de emergência.

Empréstimos fraudulentos: Os golpistas escolhem as vítimas a dedo. Após escolher as vítimas, elas são abordadas pessoalmente e os golpistas oferecem empréstimos com termos disponíveis, mas solicitam taxas adiantadas e nunca concedem o empréstimo. Uma outra forma também é solicitar a abertura de conta via aplicativo. Com os dados informados pela vítima, os golpistas solicitam empréstimos sem o consentimento da vítima.

Pirâmide financeira: Envolve uma promessa de alto retorno financeiro para recrutar outras pessoas para investir dinheiro em um esquema, que geralmente é insustentável e leva a perdas financeiras para a maioria dos participantes.

Clonagem de cartão de crédito: A clonagem do cartão pode acontecer de duas formas diferentes: cópia de dados ao inserir o cartão em uma máquina de cartão fraudada ou até em caixas eletrônicos, e também por meio de links de compras falsas na internet. Os criminosos copiam informações dos cartões de crédito e fazem compras fraudulentas, muitas vezes online, onde não é necessário cartão físico para realizar transações, apenas os dados.

Golpes de falsos empregos ou oportunidades de negócios: Golpistas oferecem oportunidades de emprego ou negócios que incluem um investimento inicial, mas não fornecem o que prometem.

Falso sequestro: Os golpistas fazem ligações alegando ter sequestrado um parente ou pessoa próxima da vítima e solicitam um resgate, embora o parente não esteja realmente em perigo.

Golpe do bilhete premiado: Cada vez mais frequente, os golpistas geralmente abordam nas ruas idosos ou pessoas que aparentam ser mais distraídas e pedem ajuda para ler um bilhete falso alegando ser um prêmio de alto valor. Com a ajuda de um cúmplice, essa pessoa finge ligar para o banco e confirmar a veracidade do prêmio e então, convencem a vítima a comprar o bilhete para receber parte do valor.

Você conhece alguém que caiu em um golpe desta natureza? Certamente, você já deve ter ouvido algum caso semelhante aos descritos aqui. Então, o que fazer para evitar golpes?

5 dicas de segurança para evitar golpes

Atualmente a maioria dos golpes acontecem por meio virtual. Isso se explica pelo crescimento do mercado de e-commerce na América Latina, em especial no Brasil, e pelo uso do cartão de crédito, que é responsável por cerca de 50% de todas as transações online.

Com algumas atitudes simples, você pode aumentar o seu nível de segurança e se prevenir contra golpes virtuais e não virtuais. Confira as 5 dicas de segurança que a Gabriel preparou para você aplicar no seu dia a dia, de forma simples e prática.

1. Desconfie de facilidades

Desconfie de ofertas ou oportunidades que você considere boa demais para ser verdade. Muitos golpistas usam promessas de lucros rápidos ou de negócios vantajosos para atrair vítimas. 

Antes de finalizar qualquer transação e tomar decisões financeiras importantes, realize uma pesquisa detalhada e consulte fontes confiáveis sobre o produto ou serviço em questão.

2. Não compartilhe informações com desconhecidos

Evite compartilhar informações pessoais, como os números do cartão de crédito, senhas, números de seguro social ou dados de nascimento, por e-mail, mensagem de texto ou telefone

Para compartilhar essas informações é necessário ter certeza da legitimidade da solicitação. Verifique sempre a fonte e origem da solicitação antes de fornecer qualquer informação sensível que possa prejudicar a sua imagem, ou a sua saúde financeira.

3. Use programas confiáveis e mantenha seu dispositivo atualizado

Certifique-se de que seu computador, smartphone e outros dispositivos estejam atualizados  e protegidos com as últimas atualizações de segurança disponíveis pelo sistema operacional.

Use software protegido e confiável, e evite clicar em links ou baixar anexos de e-mails ou mensagens suspeitas, pois eles podem conter malware e infectar o seu dispositivo.

Além disso, evite também compartilhar links desconhecidos, pois podem prejudicar outras pessoas da sua rede de contatos.

4. Opte por segurança adicional

Use senhas complexas e únicas para suas contas online e atualize-as regularmente. Evite senhas fáceis de adivinhar, como dados de nascimento ou sequências simples. Considere o uso de um gerenciador de senhas para ajudar a manter suas senhas seguras.

Sempre que possível utilize confirmação de acesso ao WhatsApp e outros aplicativos em duas etapas. Isso permite que você seja notificado em caso de utilização indevida de seus aparelhos e informações.

Na segurança física, é possível também optar pelo uso de câmeras de segurança e outros dispositivos de proteção disponíveis no mercado.

5. Confirme a veracidade de quem entrou em contato

Se receber uma mensagem, email ou chamada telefônica suspeita solicitando informações pessoais ou financeiras, entre em contato diretamente com a empresa ou instituição mencionada usando informações de contato oficial obtidas de seu site ou fontes confiáveis. 

Nunca utilize os detalhes do contato fornecido na mensagem suspeita e lembre-se sempre que, órgãos governamentais não entram em contato por e-mail ou SMS, e nem enviam boletos para pagamentos.

Lembre-se: a prevenção é sempre a melhor forma de evitar golpes e garantir a sua segurança!

Curtiu as dicas? Compartilhe esse post com os seus amigos e familiares. Quanto mais informação, mais segurança.

Juntos, levaremos segurança e proteção para todos!

Até o próximo post (:

Compartilhe essa postagem:

Presenciou um crime dentro da Área de Proteção da Gabriel?


Ligue ou mande um WhatsApp para 0800 GAB-RIEL (0800 422-7435).

Nossa Central 24h está sempre disponível para te ajudar. 

Curtiu esse conteúdo? Veja também esses posts!

Seja um protegido da Gabriel.

Leve uma Central 24h no
bolso e ande com proteção
onde a Gabriel estiver.