fbpx

Blog da Gabriel

Câmeras de segurança: redução da criminalidade em áreas urbanas

Câmeras de segurança e a redução na criminalidade: entenda como as câmeras inteligentes se tornaram aliadas neste processo.

Compartilhe essa postagem:

28/09/2023

Imagem escrito Câmeras de segurança: redução da criminalidade em áreas urbanas.

Afinal, qual é o papel das câmeras de segurança no dia a dia da sociedade? Elas realmente são ferramentas úteis no combate a violência? Como funciona a utilização deste recurso para oferecer maior segurança a comércios e residências? 

Se você tem essas dúvidas, leia este artigo até o final! Vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a relação entre as tecnologias em segurança e a forma como elas ajudam a oferecer ambientes mais seguros. 

O que você vai ver neste post? 

  • Qual é o objetivo das câmeras de segurança?
  • Câmera inteligente: como funciona
  • Câmeras de segurança reduzem mesmo a criminalidade?

Qual é o objetivo das câmeras de segurança?

As câmeras de segurança tem o objetivo de contribuir para a segurança local e para a proteção de pessoas e patrimônios, sejam eles privados ou públicos.

Parece uma pergunta simples de responder, não é verdade? E de fato é! Mas em muitos casos, o óbvio precisa ser dito. Principalmente quando estamos falando de assuntos que geram impacto significativo na sociedade.

Segurança é definida como:

Imagem com a descrição do significado da palavra segurança no dicionário.

Quando falamos em câmeras de segurança nos dias atuais, não se trata apenas de um dispositivo grudado na parede para ver quem entra e sai de determinados locais. A segurança eletrônica tem sido uma forte aliada no monitoramento e detecção de atividades muitas vezes criminosas. Ou seja, a utilização desses dispositivos ajudam a oferecer maior segurança para o perímetro onde são instaladas. 

Câmera inteligente: como funciona

A utilização de uma câmera inteligente tem ganhado cada vez mais espaço na sociedade, seja para monitorar condomínios e comércios, como para monitorar vias públicas com o objetivo de oferecer inteligência em segurança.

Câmeras inteligentes são aquelas que utilizam tecnologia para identificar situações de risco através da captação de imagens e áudio. Essa tecnologia permite que após a captação, uma inteligência de dados seja gerada que por sua vez, auxilia na identificação de padrões, movimentos suspeitos, situações de risco e etc. 

Entre os principais benefícios das câmeras inteligentes, podemos citar:

Principais benefícios das câmeras inteligentes 
Monitoramento em tempo real, 24h por dia das áreas onde estão instaladas;
Conexão entre todos os pontos onde elas estão instaladas;
Aumento na eficiência operacional do reconhecimento de situações de risco;
Podem ser instaladas em pontos de maior vulnerabilidade (como becos e escadarias) 
Aumento da segurança local: câmeras de segurança tendem a inibir a ação de criminosos;
Os Camaleões da Gabriel são conectados à Central 24h, que está sempre pronta para atender você, analisar ocorrências e ajudar a polícia.

Quanto mais câmeras inteligentes interligadas, maior a Área de Proteção da sua região. Ao optar por uma câmera inteligente, você não está somente protegendo a sua casa. Está recebendo a proteção de toda a rede e ainda ajudando a construir a Área de Proteção da sua região.

Câmeras de segurança reduzem mesmo a criminalidade?

Bom, países como China e Inglaterra têm investido no uso de câmeras como auxílio no combate à violência. 

Para te ajudar a ver os números com mais clareza, abaixo colocamos uma imagem comparativa entre o uso de tecnologia em segurança de alguns países e a força policial utilizada por eles, respectivamente. 

Nesta imagem, você pode notar que quanto mais câmeras por número de habitantes, menor a força policial utilizada no país. Isso mostra uma tendência mundial em investir cada vez mais em tecnologia para auxiliar de forma inteligente o trabalho das forças policiais.  

Como o mundo entende segurança

Um outro caso, extremamente relevante de segurança pública com o uso de câmeras de monitoramento, acontece aqui mesmo no Brasil, em Machadinho do Oeste, Rondônia. Um estudo feito entre as Polícias Militar e Civil do local, indicou as principais áreas onde se fazia necessário o uso dos equipamentos. 

Com apenas 11 equipamentos instalados em áreas estratégicas, os números já falam por si só: 

  • Houve redução de 28% nos crimes de homicídio, 23,1% de roubo de veículo consumado e 17,6% tráfico de entorpecente;
  • Houve queda de 29,9% dos crimes de lesão corporal dolosa e 10,9% furtos de veículos.

Como podemos ver, a agilidade com que as câmeras trabalham (sempre em tempo real), atrelada ao monitoramento eficiente e as tecnologias envolvidas, tem sido forte aliadas à redução da criminalidade no Brasil e no mundo.

Aqui na Gabriel temos diversos casos onde, com a ajuda dos nossos Camaleões, conseguimos gerar inteligência para ajudar as autoridades a encontrarem os responsáveis por determinados crimes. 

Aqui vão alguns exemplos, de casos reais, que os nossos Camaleões ajudaram a resolver: 

Além de gerar inteligência e auxiliar na prisão de criminosos, nossos Camaleões também ajudam a esclarecer situações e inocentar pessoas.

Tem um caso que repercutiu bastante nos jornais do Rio de Janeiro, onde um entregador de delivery foi acusado de agressão. Nas gravações dos Camaleões foi possível ver que, ao contrário do que foi acusado, o entregador tentou separar a briga e sofreu agressões sem revidar. Quer entender melhor esse caso? Clique aqui e leia a matéria completa!

Ou seja, através da inteligência, as câmeras podem ajudar tanto na prevenção de crimes, quanto a inocentar pessoas. 

Qual é o impacto social das câmeras de segurança?

Você já teve medo de sair na rua ou de ir à determinados lugares por acreditar que estaria sozinho e vulnerável?

Acredite, isso é mais comum do que você pode imaginar! Nossas Camaleões tem o objetivo de oferecer segurança em qualquer lugar, ou seja, o objetivo é fazer com que você e aquelas pessoas com quem você se preocupa, se sintam mais seguras ao caminhar nas ruas. 

Ruas e bairros mais seguros, trazem maior conforto para os cidadãos e mais confiança para sair de casa. Imagine poder sair à noite sabendo que existe um monitoramento constante que está ali para te proteger.

Pessoas que se sentem seguras, tendem a sair mais de casa, frequentar o comércio local em diferentes horários do dia (e não apenas em horários movimentados, por exemplo). Comércio mais frequentado, faz com que a economia funcione melhor e assim por diante. É uma sucessão de benefícios que fazem bem à comunidade envolvida. 

Inclusive, falando em comunidade, você já ouviu falar em segurança colaborativa? Sabe como funciona e quais os impactos dela para a sociedade? 

O termo segurança colaborativa vem ganhando cada vez mais força nos últimos anos, como o próprio nome já diz: é uma forma colaborativa de aumentar a segurança local. 

Quer saber mais? Aproveite para conferir tudo o que você precisa saber sobre este tema neste post do novo blog: O que é Segurança Colaborativa?

Até o próximo post, protegidos (:

Compartilhe essa postagem:

Presenciou um crime dentro da Área de Proteção da Gabriel?


Ligue ou mande um WhatsApp para 0800 GAB-RIEL (0800 422-7435).

Nossa Central 24h está sempre disponível para te ajudar. 

Curtiu esse conteúdo? Veja também esses posts!

Seja um protegido da Gabriel.

Leve uma Central 24h no
bolso e ande com proteção
onde a Gabriel estiver.