fbpx

Blog da Gabriel

Lollapalooza 2024: dicas essenciais para a sua segurança

Curtir com segurança é um direito de todos. Confira algumas dicas da Gabriel para você aproveitar o megafestival sem abrir mão da sua proteção!

Compartilhe essa postagem:

19/03/2024

O ano começou e, com ele, alguns festivais estão chegando! Entre eles, o esperado Lollapalooza 2024.

Se você é daquelas pessoas que ama um festival ou conhece alguém que é apaixonado por este tipo de evento e que com certeza já programou tudo o que precisava para os eventos de 2024, você precisa acompanhar este post até o fim!

Vamos falar sobre alguns cuidados em shows e festivais, além de dar dicas de segurança valiosas para você curtir com segurança!

O que você vai ver neste post?

O que é o Lollapalooza?
Crimes em festivais
1. Mantenha-se alerta
2. Evite mostrar itens valiosos
3. Use bolsos internos
4. Compartilhe sua localização
5. Evite lugares lotados
6. Conheça os pontos de encontro
7. Denuncie atividades suspeitas
8. Aconteceu algo durante o seu trajeto? Acione nossa Central 24h!

O que é o Lollapalooza?

Lollapalooza é um festival de música que acontece anualmente. É composto por atrações dos mais diversos gêneros como pop, rock alternativo, MPB, rap, música eletrônica e outros. Sua diversidade vai muito além do âmbito musical, trazendo diversas opções de culinária, lojas e até uma roda gigante, criando uma atmosfera vibrante que atrai milhares de espectadores a cada ano.

A 11ª edição acontecerá em São Paulo, no autódromo de Interlagos e em 2024, acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de março. A abertura dos portões se inicia às 11h.

Para se ter ideia do que podemos esperar para este ano, em 2023, o evento reuniu cerca de 302,6 mil pessoas ao longo dos três dias. Muita gente, não é verdade?

Embora o evento não seja gratuito, isso não impede a ação de criminosos. De carteiras a telefones celulares, passando por itens pessoais e equipamentos eletrônicos, nenhum pertence está completamente seguro em meio à multidão.

Por isso, é importante estar preparado e tomar as precauções necessárias para garantir sua segurança e proteger seus pertences durante o festival.

Crimes em festivais

Em 2023, o grande número de pessoas que frequentou o festival colocou a Avenida Senador Teotônio Vilela no primeiro lugar do ranking de furtos de celular em São Paulo, ultrapassando até mesmo a Av. Paulista.

Foram registrados 422 B.O’s durante os três dias do evento. Os números foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.

Inclusive, no ano de 2023, dois jovens conseguiram acessar o evento ilegalmente pulando um muro e curtindo o primeiro dia de evento sem pagar pela entrada.

Embora eles não tenham cometido nenhum crime de furto ou roubo, isso chama ainda mais a atenção sobre os cuidados que precisamos ter neste tipo de festival. Ainda que seja um dos principais festivais de música do país e que sejam tomadas diversas ações visando a segurança do evento, brechas podem existir!

Como o Lolla já está chegando, reunimos aqui algumas dicas de segurança em shows e festivais que podem ajudar você a curtir com tranquilidade!

1. Mantenha-se alerta

Curtir o evento? Com certeza! Mas estar sempre alerta, também!

Sempre preste atenção ao que está acontecendo ao seu redor e às pessoas ao seu lado. Atente-se a qualquer comportamento suspeito ou movimento incomum em meio a multidão.

Olhe para os lados, para trás, tente perceber se ao caminhar durante uma longa distância, existe alguém seguindo você. Criminosos costumam buscar por pessoas desatentas para atacar de forma mais fácil sem serem notados.

2. Evite mostrar itens valiosos

Mantenha seus objetos de valor, como telefones celulares, carteiras e câmeras, guardados de forma segura e fora da vista de estranhos.

Isso não significa que você não possa se arrumar ou levar celular, por exemplo. Mas evite usar itens de muito valor como acessórios caros que sejam fácil de serem arrancados ou até mesmo de se soltarem do corpo (como colares e pulseiras).

3. Use bolsos internos

Para levar celulares, carteira e documentos, opte por usar roupas com bolsos internos ou até mesmo doleiras em frente ao corpo para guardar seus pertences mais importantes. Lembre-se de manter o zíper sempre fechado!

Isso dificulta o acesso de ladrões e protege seus itens de serem furtados.

4. Compartilhe sua localização

Antes de sair de casa para o festival, compartilhe sua localização em tempo real com um amigo ou membro da família, principalmente se você for de transporte público ou usar aplicativos de motoristas particulares (como Uber ou 99).

Isso pode ser útil em caso de emergência ou se você se separar do grupo.

5. Dobre sua atenção em lugares superlotados

Claro que o evento reunirá muitas pessoas e alguns palcos tendem a ficar mais aglomerados em determinados momentos, mas, se possível evite áreas superlotadas e procure locais mais espaçosos e menos congestionados para assistir aos shows. Caso se encontre em um local com um fluxo mais intenso de pessoas, fique atento para não ter um pertence furtado.

Agora, se você for aquela pessoa que gosta “de ficar na grade”, tenha cuidado em dobro com os seus pertences! Não facilite as ações dos criminosos.

6. Conheça os pontos de encontro

Está indo com amigos? Conheça o mapa geográfico do evento e combine pontos de encontro caso vocês se percam durante o festival. Isso facilita o reencontro em caso de separação.

7. Denuncie atividades suspeitas

Se você notar qualquer atividade suspeita ou testemunhar um crime, não hesite em informar as autoridades ou a equipe de segurança do festival imediatamente.

8. Aconteceu algo durante o seu trajeto? Acione nossa Central 24h!

Caso você presencie qualquer tipo de crime durante o seu trajeto de ida ou volta do festival, ligue para 0800 GAB-RIEL (0800 422-7435). A nossa Central 24h está sempre preparada para lhe auxiliar com qualquer tipo de ocorrência que tenha acontecido dentro da nossa Área de Proteção. 

Seja roubo, furto ou até mesmo crimes como assédio e importunação, não deixe de comunicar aos responsáveis pela segurança local. Não se cale diante de situações constrangedoras, inapropriadas e criminosas. A sua colaboração faz diferença, principalmente em eventos de grande porte!

Lembrando sempre que a segurança é uma responsabilidade compartilhada, e cada um de nós tem um papel a desempenhar na criação de um ambiente seguro e acolhedor para todos. Então, vá em frente, aproveite a música e as vibrações positivas do Lollapalooza 2024, mas lembre-se sempre de manter sua segurança em primeiro lugar.

Agora, caso aconteça de você perder o celular ou de ser roubado, entenda o que você deve fazer:

Até o próximo post! 🙂

Compartilhe essa postagem:

Presenciou um crime dentro da Área de Proteção da Gabriel?


Ligue ou mande um WhatsApp para 0800 GAB-RIEL (0800 422-7435).

Nossa Central 24h está sempre disponível para te ajudar. 

Curtiu esse conteúdo? Veja também esses posts!

Seja um protegido da Gabriel.

Leve uma Central 24h no
bolso e ande com proteção
onde a Gabriel estiver.