fbpx

Blog da Gabriel

5 indicativos de que está na hora de trocar seu CFTV

Há vários indícios que apontam quando um sistema de CFTV precisa ser trocado. Confira quais são neste artigo!

Compartilhe essa postagem:

06/12/2023

Você certamente já ouviu falar em CFTV, certo?

CFTV é a sigla para Circuito Fechado de Televisão e trata-se do conjunto de equipamentos de monitoramento conectados entre si e ligados a um sistema central, responsável por captar, fornecer e reter imagens (e em alguns casos, áudio) das áreas envolvidas.

Podemos dizer que o CFTV é a espinha dorsal da proteção de onde o monitoramento é instalado. E ter equipamentos em dia com a tecnologia desempenha um papel crucial para garantir a eficácia da sua segurança.

Aqui na Gabriel, reconhecemos que a segurança é uma busca constante. É por isso que queremos compartilhar com você cinco indicativos claros de que é hora de considerar a troca do seu sistema de CFTV. Afinal, sua tranquilidade é nossa prioridade, e manter seu CFTV atualizado é um passo fundamental nessa direção! Vamos lá? 

Tipos de manutenção

Antes de trazer os 5 indicativos de que está na hora de trocar o seu CFTV, é importante que você entenda que existem dois tipos principais de manutenção: a preventiva e a corretiva.

Manutenção preventiva

Na manutenção preventiva são realizadas ações com o objetivo de prevenir o seu sistema de segurança de danos futuros. Esse tipo de manutenção inclui: limpeza, pequenos ajustes na rede, inspeções periódicas, manutenção de cabeamento, análise de funcionamento, captação e qualidade de imagem etc. 

Essa manutenção é essencial principalmente em regiões onde ocorrem chuvas fortes, oscilações de energia e apagões. Isso porque, esses acontecimentos podem danificar os aparelhos usados e, consequentemente, impactar na captura de imagens e na inteligência que é gerada por meio delas.

A ação de animais (como aranhas e pássaros) também pode contribuir para danificar os sistemas e os aparelhos. Teias de aranhas e dejetos de animais podem penetrar nos cabos e danificar a qualidade de funcionamento deles.

Manutenção corretiva

Como o próprio nome já diz, a manutenção corretiva é para aquele momento em que o problema já foi identificado e precisa de correção. Esse tipo de manutenção engloba troca de peças e equipamentos, consertos e tudo o que for necessário para garantir que o problema identificado seja resolvido. 

Nesse caso, é importante que um técnico qualificado vá até o local e faça uma análise minuciosa do aparelho. Desta forma, ele conseguirá identificar todo e qualquer problema que possa acontecer, seja ele “simples” ou algo mais complexo. 

Agora que você já conhece os dois tipos de manutenção existentes, confira cinco indicativos principais que você deve estar atento em relação ao seu CFTV! 

1. Baixa qualidade de imagem 

Caso você perceba que as imagens do seu CFTV começaram a ficar um pouco embaçadas ou granuladas, esse é um forte indício de que o seu sistema está envelhecendo e que precisa de manutenção. 

Como especialistas em segurança, acreditamos que a qualidade visual é essencial para um monitoramento eficaz. Inclusive, nossos protegidos já estão acostumados: uma vez que a Gabriel é contratada, a manutenção dos nossos serviços Segurança em Qualquer Lugar e Proteção Exclusiva é proativa e constante justamente para garantir a confiabilidade do monitoramento. 

2. Problemas com correções recorrentes

Se você se encontra naquela situação de chamar constantemente os técnicos para corrigir seus equipamentos de CFTV, está na hora de realizar um reparo mais profundo (ou até mesmo a troca de equipamentos). 

Embora seja um pouco rara a necessidade de chamar um técnico para realizar a manutenção do equipamento presencialmente, isso pode acontecer. E sempre que você tiver dúvidas, é importante acionar a empresa de monitoramento contratada. Entretanto, ter que chamar esse profissional não deve ser uma rotina! 

O ideal é que a empresa de segurança faça a manutenção preventiva justamente para que você não tenha dores de cabeça. 

3. Falta de suporte adequado

Se a empresa que instalou seu CFTV não oferece mais suporte ou atualizações para seu sistema, isso pode ser um grande problema. A segurança é uma questão séria, e ter um sistema sem suporte pode deixá-la vulnerável a possíveis falhas.

4. Armazenamento comprometido

Já imaginou ter todo um circuito de segurança que inclua a captação de imagens e, do nada, você descobrir que não tem mais espaço para armazenar esses arquivos? Complicado! 

Infelizmente, esse tipo de situação é mais comum do que imaginamos, por isso, é importante sempre estar atento ao tipo de armazenamento do seu sistema CFTV. Se for necessário trocar o armazenamento de tempos em tempos, não esqueça de colocar um lembrete em algum lugar. 

Válido destacar que atualmente existem sistemas que não necessitam desse tipo de troca (o que deixa tudo muito mais fácil). Aqui na Gabriel, por exemplo, nossos protegidos têm a opção de contratar Backup em Nuvem. Além do armazenamento local de 30 dias, com o armazenamento em nuvem as imagens do seu condomínio ficam salvas por 180 dias na nuvem.

5. Tenha uma empresa de monitoramento para te ajudar

Você não precisa fazer tudo sozinho! Ter uma empresa para te ajudar com o monitoramento 24 horas do seu condomínio ou até do seu bairro é uma das chaves para a segurança colaborativa.  

Aqui na Gabriel, entendemos a importância da segurança e estamos prontos para te ajudar a tomar as medidas necessárias!

Trabalhamos com tecnologia de ponta e equipes dedicadas para garantir a tranquilidade de nossos protegidos. Nossa missão é tornar ruas, bairros e cidades mais inteligentes para proteger você em qualquer lugar. 

Entre em contato com o nosso time para entendermos melhor as suas necessidades e como podemos ajudar a manter a segurança do seu espaço.

Quer contribuir para a segurança do seu bairro?

Contrate a Gabriel e inclua a sua vizinhança na nossa Área de Proteção. Conheça mais sobre os nossos serviços clicando aqui. 

E, lembre-se: sempre que precisar, você pode acionar a Central 24h pelo App, WhatsApp ou pelo 0800 GAB-RIEL (0800 422-7435).

Compartilhe essa postagem:

Presenciou um crime dentro da Área de Proteção da Gabriel?


Ligue ou mande um WhatsApp para 0800 GAB-RIEL (0800 422-7435).

Nossa Central 24h está sempre disponível para te ajudar. 

Curtiu esse conteúdo? Veja também esses posts!

Seja um protegido da Gabriel.

Leve uma Central 24h no
bolso e ande com proteção
onde a Gabriel estiver.