fbpx

Blog da Gabriel

O que é CFTV e qual a importância desse sistema?

O que é CFTV e para que serve? Por que este sistema é um forte aliado nos serviços de inteligência em segurança? A Gabriel explica!

Compartilhe essa postagem:

19/10/2023

Você sabe o que é CFTV e para que serve? Já ouviu falar nessa sigla? Entende como ele funciona e por que ele é tão importante quando falamos em tecnologia em segurança?

Essa tecnologia não é novidade para o mundo da segurança, mas nos últimos anos sofreu mudanças significativas no seu funcionamento, bem como nas tecnologias utilizadas por ela.

Investir em ferramentas de qualidade para sistemas de segurança é essencial para garantir a confiabilidade das informações em tempo real, e o CFTV é uma das principais ferramentas utilizadas para isso. E no post de hoje, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre ele!

O que você vai ver neste post

  • O que é CFTV?
  • Como funciona o CFTV?
  • Tipos de CFTV
  • CFTV analógico
  • CFTV Digital/Wi-fi/IP

O que é CFTV?

CFTV é a sigla para Circuito Fechado de Televisão e trata-se da união de equipamentos de monitoramento conectados entre si e ligados a um sistema central, responsável por captar, fornecer e reter imagens (e em alguns casos, áudio) para as áreas envolvidas.

Os equipamentos de CFTV podem ser digitais ou analógicos e são fortíssimos aliados quando falamos em segurança. Eles ajudam a eliminar riscos de roubo/furto, invasões e até riscos de produção, quando falamos em empresas, visto que câmeras bem posicionadas, ajudam a inibir atividades ilícitas e inadequadas como vandalismo, por exemplo.

É válido destacar que quanto mais câmeras instaladas de forma estratégica no perímetro, mais eficiente será o sistema de CFTV como ferramenta de segurança.

Uma curiosidade que você já deve ter notado é que, embora a sigla seja “Circuito Fechado de TV”, ele não pode (e não deve) ser acessado por qualquer pessoa. A transmissão das imagens e áudios captadas pelo circuito, só é disponibilizada para dispositivos previamente conectados, ou seja, trata-se de uma rede privada.

Como funciona o CFTV?

Para que o monitoramento e a segurança das áreas seja adequado, é importante ter equipamentos de qualidade.

Um bom sistema de CFTV é composto por imagem, áudio, cabeamento e armazenamento. Entre os equipamentos disponíveis no mercado, cada um atende a uma necessidade diferente.

Aqui na Gabriel por exemplo, o nosso serviço Proteção Exclusiva dentro dos prédios usa as tecnologias mais avançadas para oferecer material de qualidade aos nossos protegidos! Nossas câmeras conectam o seu condomínio à nossa Central 24h que, por sua vez, faz a manutenção preventiva das câmeras para que tudo esteja funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Inclusive, com a evolução da tecnologia, já conseguimos fazer boa parte dos processos de manutenção nos sistemas de CFTV sem a necessidade de nos dirigirmos até o local onde as nossas câmeras estão instaladas.

Tipos de CFTV 

Atualmente existem dois tipos de sistemas CFTV: analógico ou digital/Wi-fi/IP. 

CFTV analógico

CFTV analógico

Foi por meio do sistema analógico que surgiu o CFTV. Nesse modelo, a conexão realizada entre as câmeras e os dispositivos de monitoramento (centrais), é feita por meio de cabos coaxiais. Estes cabos são os responsáveis por transmitir o que é captado para gravadores e em seguida para os monitores conectados. 

Embora as tecnologias envolvidas também sejam de qualidade, a imagem tem qualidade inferior à digital.

CFTV Digital/Wi-fi/IP

CFTV Digital

Neste caso, a conexão é realizada através da internet, por isso é mais fácil e mais rápida. Já a resolução das câmeras é superior a do circuito analógico.

Com o CFTV digital, é possível monitorar toda a área onde as câmeras estão instaladas por celular, tablet e computadores (além dos monitores das centrais de segurança).

Aqui o sistema que alimenta essas câmeras usam cabos de rede ou fibra óptica e os monitores de imagem são digitais. Aqui tem um dado interessante de compartilhar: caso seja necessário, essa modalidade também pode ser compartilhada em tempo real com órgãos públicos e autoridades. 

É bastante usado dentro do conceito de Segurança Colaborativa e nas estratégias de segurança pública usadas pelo governo.  

Embora o CFTV seja dividido nesses dois tipos de circuitos, nada impede que sejam usados de forma híbrida. Vai depender muito da estratégia de segurança adotada pelo contratante, bem como do orçamento e da estrutura local onde as câmeras serão instaladas.

Quais as vantagens do CFTV?

Bom, como já falamos, CFTV é uma das principais ferramentas para uma boa estratégia de segurança. 

O uso desse tipo de tecnologia permite que as regiões onde as câmeras são instaladas, sejam monitoradas 24h por dia por uma equipe de segurança remota. Esse monitoramento usado de forma estratégica e com a tecnologia adequada, pode gerar dados para tomada de ações preventivas. 

Por exemplo: realizar a análise de movimentos suspeitos

As imagens registradas e gravadas pelo sistema, permitem a análise posterior das captações. Em casos de situações criminosas, é possível fazer uma análise da ocorrência e  identificar quais câmeras podem ter registrado o antes, durante e depois do fato.

A presença dos sistemas CFTV também ajudam a inibir a ação de pessoas mal intencionadas e até de criminosos.

E também não podemos deixar de falar, que uma outra vantagem do CFTV, é que a utilização de imagens pode ser usada como prova ou evidência de algum crime (ou até provar a inocência de alguém).

O que preciso saber antes de contratar serviços de tecnologia em segurança?

Antes de tudo, é importante que você contrate uma empresa especializada para te ajudar neste processo. 

Mas não é só isso, é preciso já ter em mente a resposta para algumas perguntas importantes: 

 Uma empresa responsável irá te ajudar a respondê-las caso você tenha alguma dúvida! 

Aqui na Gabriel, nossos especialistas visitam o seu prédio e fazem uma análise detalhada de todo o espaço, em seguida, criamos um projeto personalizado cobrindo todos os pontos de vulnerabilidade identificados na visita técnica. Com o projeto aprovado, instalamos as câmeras e a estação de monitoramento. Ao final deste processo, você tem as imagens literalmente na palma da sua mão (visto que as câmeras podem ser acompanhadas pelo Aplicativo da Gabriel).

Segurança nunca é demais!

Agora que você já conhece melhor o que é CFTV, entende como funciona e tudo o que é envolvido na utilização do sistema, é hora de avaliar a sua necessidade de segurança.

Nós acreditamos que investir em segurança nunca é demais! Aqui na Gabriel, construímos tecnologia de ponta capaz de oferecer segurança em qualquer lugar. Nossa missão é tornar ruas, bairros e cidades mais inteligentes para que você se sinta protegido dentro e fora de casa. 

Mas, se você ainda não se convenceu da necessidade de investir em sistemas inteligentes de segurança, aproveite para clicar no link e conferir o post: Câmeras de segurança: redução da criminalidade em áreas urbanas. 

Entenda como as câmeras de segurança são fortes aliadas na estratégia de segurança das nossas cidades! 

Até o próximo post, protegidos! 

Compartilhe essa postagem:

Presenciou um crime dentro da Área de Proteção da Gabriel?


Ligue ou mande um WhatsApp para 0800 GAB-RIEL (0800 422-7435).

Nossa Central 24h está sempre disponível para te ajudar. 

Curtiu esse conteúdo? Veja também esses posts!

Seja um protegido da Gabriel.

Leve uma Central 24h no
bolso e ande com proteção
onde a Gabriel estiver.