fbpx

Blog da Gabriel

Criminalidade 2023: 5 tipos de crimes mais recorrentes

Conheça os 5 crimes mais frequentes em SP e RJ com dados exclusivos da Gabriel. Proteja-se agora!

Compartilhe essa postagem:

15/12/2023

O ano de 2023 trouxe consigo desafios significativos no que diz respeito à segurança pública no Brasil. A violência no país, infelizmente, continua a ser uma realidade que afeta a vida de todos os cidadãos. 

Com base nos dados coletados pelo Time de Inteligência da Gabriel, destacamos os cinco tipos de crimes mais relatados à nossa Central 24h de janeiro a novembro de 2023. 

1. Roubo (Lei n° 2.848/40 – Art. 157):

No período de janeiro a novembro, o roubo se destacou como um dos crimes mais recorrentes no Rio de Janeiro e em São Paulo. Os dados da Gabriel vão ao encontro desse levantamento, já que nossa Central 24h também registrou centenas de casos de roubo no Rio de Janeiro e em São Paulo em 2023. 

Em maio, a Gabriel flagrou um assalto em Copacabana, na Zona Sul da cidade, em que o criminoso roubou os celulares das vítimas. Felizmente, os suspeitos foram presos. 

Os assaltos cometidos por falsos entregadores também marcaram o ano. Em todos os casos acompanhados pela Gabriel, os assaltantes pilotavam motos e usavam mochilas de serviços de delivery conhecidos. Passando despercebidos, eles abordavam as vítimas de surpresa e com violência. 

Roubo de veículos

Há, no entanto, uma atenção especial para o roubo de veículos – em muitos casos, com mais de um criminoso em ação. Este tipo de crime não apenas representa uma ameaça à propriedade como coloca em risco a integridade física das vítimas, especialmente quando ocorre à mão armada. Foi o caso, por exemplo, do que aconteceu na Tijuca, no Rio de Janeiro, em março deste ano. O carro roubado foi recuperado após perseguição policial. A Gabriel acompanhou toda a ação – desde o roubo até a prisão dos criminosos. Assista:

2. Furto (Lei n° 2.848/40 – Art. 155):

O furto, outro crime contra o patrimônio, também foi recorrente em 2023 com centenas de relatos registrados pela nossa Central 24h, o que evidencia a persistência desse tipo de atividade criminosa nas duas cidades onde a Gabriel atua.

Na Gabriel, um dos casos mais emblemáticos deste ano foi a prisão do criminoso conhecido como “Seu Madruga”. Ele era procurado por invadir prédios e furtar bicicletas em vários edifícios da Zona Sul do Rio de Janeiro. 

Ainda que o furto seja um crime que não ofereça risco direto à integridade da vítima, ainda é muito importante registrar um Boletim de Ocorrência. Isso serve para que as forças policiais tenham subsídios para investigar os casos e para que a vítima se proteja contra possíveis fraudes cometidas em seu nome.

A Gabriel preparou um conteúdo que ensina, passo a passo, como fazer um Boletim de Ocorrência online. Confira:

3. Estelionato (Lei n° 2.848/40 – Art. 171):

O estelionato, um crime contra a confiança, envolve artimanhas para enganar as vítimas com o intuito de extrair dinheiro ou bens, muitas vezes levando a vítima a perdas financeiras significativas.

O golpe da maquininha de cartão e os assaltos por “falso entregador” foram destaques nos casos registrados em São Paulo, revelando a sofisticação das estratégias criminosas.

Também ganhou destaque este ano o golpe do “bilhete premiado”, que fez dezenas de vítimas no Rio de Janeiro. A Gabriel, inclusive, preparou um vídeo com dicas sobre como se proteger contra essa fraude. Assista!

Veja também:

4. Invasão (Lei n° 2.848/40 – Art. 202):

O crime de invasão, que engloba entradas não autorizadas em propriedades, também foi um relato frequente à nossa Central 24h. A maioria dos casos registrados pela Gabriel aconteceu em São Paulo. Em março deste ano, uma tentativa de invasão a um prédio localizado na Rua Michigan, no bairro do Brooklin, foi flagrada pelos nossos Camaleões.

Esse crime pode ter implicações sérias para a segurança das vítimas. Por isso é importante contar também com um sistema de monitoramento interno eficiente, como é o serviço Proteção Exclusiva da Gabriel. 

5. Tentativa de Crime (Lei n° 2.848/40 – Art. 14, II):

Curiosamente, as tentativas de crimes, embora não concretizadas, também renderam dezenas de casos registrados no Rio e em São Paulo. Esse dado destaca a importância de medidas preventivas para desencorajar atividades criminosas.

Impressões do Time de Inteligência da Gabriel

No Rio de Janeiro, alguns crimes costumam ser sazonais e aumentam em determinadas épocas do ano. Durante as férias, por exemplo, há um aumento significativo de furtos e roubos, especialmente contra turistas. 

Algo que também chamou a atenção do nosso Time de Inteligência foi o aumento preocupante de roubos de carros no Rio de Janeiro e com o número de invasões a imóveis em São Paulo.

Diante deste cenário, é ainda mais importante atuar de forma colaborativa com as forças policiais. Ainda que a segurança pública seja um dever do Estado, é importante que a comunidade se envolva nas discussões e contribua!

E então, você já esperava que estes fossem os tipos de crimes mais identificados pelo nosso Time de Inteligência?

Compartilhe este post com seus amigos e familiares para promover a conscientização sobre a segurança.

Aliás, se você está em busca de monitoramento inteligente para a sua região, aproveite para conhecer mais uma novidade da Gabriel!

Até o próximo post.  (:

Compartilhe essa postagem:

Presenciou um crime dentro da Área de Proteção da Gabriel?


Ligue ou mande um WhatsApp para 0800 GAB-RIEL (0800 422-7435).

Nossa Central 24h está sempre disponível para te ajudar. 

Curtiu esse conteúdo? Veja também esses posts!

Seja um protegido da Gabriel.

Leve uma Central 24h no
bolso e ande com proteção
onde a Gabriel estiver.