fbpx

Blog da Gabriel

Segurança pública: 6 formas que a população pode colaborar

Como a população pode ajudar na construção de cidades mais seguras? Confira 6 dicas no post de hoje!

Compartilhe essa postagem:

10/11/2023

Segurança pública é definida pelo Jusbrasil como um conjunto de dispositivos e medidas de precaução que asseguram a população de estar livre de perigo, de danos e riscos eventuais à vida e ao patrimônio. 

Atrelado às medidas de segurança, estão o conjunto de processos políticos e jurídicos destinados a garantir a ordem pública e a convivência pacífica entre os indivíduos. 

Na prática, a segurança pública é tudo aquilo que é feito para garantir o direito do cidadão de ir e vir. Essas ações não devem partir apenas do governo, mas também dos cidadãos que entendem que são parte de uma sociedade e que por sua vez, podem e devem contribuir para que tudo funcione como deve. 

No post de hoje, vamos dar algumas dicas de como podemos, enquanto cidadãos, contribuir  na construção de bairros e cidades mais seguras. 

O que você vai ver neste post?

A construção de uma nova consciência

  1. Valorizar a força policial
  2. Ter um olhar atento
  3. Faça o Boletim de Ocorrência
  4. Atue nas áreas de necessidade da sociedade
  5. Tenha consciência a respeito dos espaços urbanos
  6. Use monitoramento inteligente

A segurança pública é uma ação conjunta!

A construção de uma nova consciência 

Até o mês de setembro de 2023, foram registrados 255.139 inquéritos policiais apenas no estado de São Paulo.

Existe uma violação daquilo que consideramos aceitável para a segurança pública e por isso, tem sido necessário construir uma nova consciência onde nos comprometemos a estar engajados com a mudança do sistema.

É preciso entender que enquanto comunidade, precisamos nos ajudar e que juntos, podemos nos tornar agentes de mudança da sociedade. 

Com isso, elevamos o nível de consciência da sociedade a respeito da segurança pública e, aos poucos, conseguimos transformar a realidade em que vivemos. 

E como nós podemos ser agentes de mudança? Confira agora 6 dicas para fazer a sua parte! 

1. Valorizar a força policial 

Por muito tempo, a polícia foi alvo de discursos maldosos acerca da efetividade das atividades policiais. Acontece que a polícia não atua somente quando “estamos vendo” em casos de roubo ou apreensão. A polícia é a linha de frente quando falamos em prevenção e investigação com foco em proteger os cidadãos. 

Como partes ativas da sociedade, devemos entender o papel da polícia e disseminar a valorização destes profissionais que se arriscam diariamente para oferecer segurança para nossa sociedade. 

Essa valorização colabora para que o Estado invista mais em qualificação policial com foco em proteção à vida, além de mais equipamentos e aumento do policiamento em locais de necessidade. 

Um ponto altamente relevante aqui, é que o uso da inteligência tática policial atrelado ao monitoramento por câmeras de segurança inteligentes, têm sido um forte aliado no combate a violência. 

Aqui na Gabriel temos diversos exemplos onde nossos Camaleões, posicionados estrategicamente na fachada dos prédios, conseguiram gerar inteligência para as autoridades e ajudam na solução dos crimes. Confira alguns exemplos: 

2. Ter um olhar atento 

Ainda que a polícia e profissionais de segurança tenham acesso à ferramentas de tecnologia que possam auxiliar o dia a dia das operações, é importante que façamos a nossa parte. 

Ter um olhar atento aos acontecimentos, atitudes suspeitas e situações de risco, pode ajudar (e muito). 

Mas atenção: não basta apenas olhar, é preciso ter atitude. Quando falamos em atitude, estamos falando de direcionar às autoridades competentes, tais como a Polícia Militar (disque 190), Bombeiros (193), Polícia Civil (197) ou Disque Denúncia (181). 

É importante salientar que segurança pública também está relacionada a situações que vão além de violência. Por exemplo: caso você esteja andando e encontre uma pessoa perdida, você pode acionar a polícia para dar o melhor tratamento necessário nessa situação sem que você se arrisque. 

3. Faça o Boletim de Ocorrência

Se por acaso você for vítima de roubo, furto ou qualquer outro tipo de crime, é essencial que você faça o Boletim de Ocorrência (BO).

O registro do BO é mais do que simplesmente esperar que o seu bem seja devolvido caso seja encontrado, ele é uma ferramenta essencial para ajudar a Secretaria de Segurança Pública com os processos de investigação e recuperação de bens. 

A partir dos dados registrados, a polícia e os órgãos de segurança, conseguem realizar análises e tomar decisões estratégicas de forma preditiva e inteligente sobre as necessidades de cada região. 

4. Atue nas áreas de necessidade 

Não basta apenas apontar as vulnerabilidades da sociedade, é preciso se movimentar.

Uma das formas de encontrar necessidades e se envolver com a sua comunidade local, é buscar pelos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) da sua cidade. 

Esse tipo de grupo tem o objetivo de aproximar a população e as autoridades policiais dos bairros e municípios. É uma forma organizada da população participar ativamente na segurança pública

Essa iniciativa é inclusive criada através de um Decreto Estadual (de 1985 – São Paulo) que visa o direito da população de se encontrar com a linha de frente da polícia local para ouvir esclarecimentos, apresentar sugestões e juntos, desenvolverem campanhas e projetos para a melhoria da segurança local. 

Via de regra, as reuniões são mensais e os participantes são: comandante da PM, delegado titular da Polícia Civil da área e os representantes da comunidade local.

Então, se você tem espírito de liderança, tem voz na sua comunidade e comprometimento em fazer da sociedade um lugar melhor, pode ser que esta seja uma oportunidade para você!

5.Tenha consciência a respeito dos espaços urbanos

Pode parecer que não, mas respeitar espaços públicos também é uma forma de participar da segurança pública. 

Isso porque, aquilo que nos é disponibilizado como estruturas de transporte público, iluminação nas ruas e fiscalização por câmeras de seguranças, devem ser mantidos em condições de funcionamento relevantes para que estejam em pleno funcionamento. 

Colaborar com vandalismo e atitudes inadequadas perante patrimônios públicos é ir na contramão de iniciativas favoráveis à segurança pública

Na prática, aqui vão alguns exemplos de como isso impacta no tema: 

  • Câmeras vandalizadas, podem apresentar mal funcionamento antes de ser realizada a manutenção e isso pode comprometer a captação de imagens de segurança;
  • Placas de trânsito vandalizadas podem obstruir informações importantes e impactar no trânsito local;
  • Transporte público vandalizado pode apresentar más condições de utilização e acabar impactando na quantidade disponível na frota local. 

6. Use monitoramento inteligente

Como já mencionamos, o uso de câmeras inteligentes tem colaborado bastante com a justiça para oferecer mais segurança para a sociedade. 

Mas isso não precisa ser apenas nas vias públicas. Se você entende que no seu bairro ou condomínio existe espaço para esse tipo de monitoramento, converse com os moradores e comércios locais. 

O monitoramento inteligente por câmeras é parte essencial da segurança colaborativa e fortíssimo aliado na redução da criminalidade em áreas urbanas. 

Se você tem dúvidas sobre como fazer isso, nós podemos te ajudar. Visite o nosso site e conheça nossas formas de oferecer segurança em qualquer lugar para você!  

A segurança pública é uma ação conjunta! 

Embora oferecer segurança seja uma das obrigações do Estado, como cidadãos, nós podemos e devemos ajudar! 

De pouco em pouco, podemos fazer muito por nossa sociedade. Esperamos que você tenha entendido um pouco mais sobre a Segurança Pública e sobre algumas formas de ajudar. 

Inclusive, falando em ajudar… Aprenda um pouco mais sobre o que é segurança colaborativa e qual é o impacto dela na sociedade.

segurança colaborativa

Até a Próxima. 

Compartilhe essa postagem:

Presenciou um crime dentro da Área de Proteção da Gabriel?


Ligue ou mande um WhatsApp para 0800 GAB-RIEL (0800 422-7435).

Nossa Central 24h está sempre disponível para te ajudar. 

Curtiu esse conteúdo? Veja também esses posts!

Seja um protegido da Gabriel.

Leve uma Central 24h no
bolso e ande com proteção
onde a Gabriel estiver.